في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
O Instituto Guimarães Rosa é uma organização governamental brasileira voltada às relações externas culturais e educacionais do país com o resto do mundo, incluindo a centralização da promoção da língua portuguesa e difusão das cultura brasileira. Foi criada em 2022 em vínculo ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) e em substituição a cada Centro Cultural Brasileiro ou Centro Cultural do Brasil (CCB) existente no mundo (eram 24 à época) de forma descentralizada a partir da subordinação a cada chefe de missão ou consular da representação diplomática brasileira no exterior. A divulgação do instituto foi planejada para compor as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em setembro de 2022. Paula Alves de Souza foi a primeira diretora designada ao instituto que homenageia o escritor e diplomata Guimarães Rosa. Inicialmente o instituto receberia o nome de outro homem, José Bonifácio, o patrono da Independência do país, mas já havia uma organização com tal designação.
As unidades do Centro Cultural Brasileiro aplicam o exame CELPE-Bras, para a comprovação da proficiência no idioma português do Brasil.
A exemplo do Instituto Camões, do Instituto Goethe e do Instituto Cervantes, que são organizações ligadas aos governos de Portugal, da Alemanha e da Espanha, respectivamente, a Rede Brasil Cultural é uma iniciativa do governo do Brasil com o intuito de promover o idioma e a cultura desse país no exterior. Essas instituições situam-se entre as principais hoje existente para a promoção da cultura de seus países no exterior. Ainda assim, em comparação com as redes de promoção da língua e da cultura de outros países, a Rede Brasil Cultural está em estágio incipiente e ainda necessita maior presença internacional.